Reciclagem promove sustentabilidade com emprego e renda: Coopert é exemplo

Este sábado, 17 de maio, é o Dia Mundial da Reciclagem, data que tem o propósito de reforçar a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e estimular a coleta seletiva. Itaúna é uma das cidades pioneiras na iniciativa no interior de Minas, com a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (Coopert), fundada por um grupo de 27 pessoas em 1999. Dos homens, poucos permaneceram, mas as mulheres ainda comandam aquela que se tornou uma referência em reciclagem no Brasil, apesar de desafios, como o incêndio que atingiu a cooperativa em outubro de 2024. Atualmente são 78 cooperados em atividade.

Desde 2013 a Coopert é contratada pela Prefeitura, por meio do SAAE, para coleta de resíduos secos, onde a cooperativa também recicla e comercializa os resíduos coletados. De acordo com as políticas Nacional, Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos, o fomento às cooperativas para a prática da reciclagem é uma prioridade.

Entre as parceiras de entidade está a Mineração Usiminas, que destinou 44 toneladas de materiais à cooperativa desde o ano ado. Após uma triagem, itens como plásticos, papéis, papelão, vidro, metal e eletrônicos são comercializados pela cooperativa, o que permite a reutilização de matérias-primas que seriam descartadas, mas, que em vez disso, são processados e voltam ao mercado, evitando o descarte na natureza.

“São poucos os materiais que não aproveitamos hoje na Coopert. A parceria é muito importante para nós, porque contribui para aumento da nossa renda, significa mais dinheiro no bolso de todos os envolvidos”, afirma a cooperada Joana Quirino.

Para a sócia-fundadora da Coopert, Madalena Duarte, a coleta seletiva “traz resultados quando todos têm consciência de que cuidar dos resíduos é cuidar da vida das pessoas”.

Após o incêndio, o SAAE diz estar ciente das dificuldades da cooperativa, a falta de mão-de-obra e de veículos, a desmotivação dos cooperados, etc. “Não obstante, o SAAE vem cobrando da Coopert o cumprimento integral do roteiro de coleta, bem como a qualidade dos serviços de coleta com a limpeza total das lixeiras de sua rota”, acrescenta o órgão.

CONVÊNIOS E CONTRATOS NO INTERIOR Em Belo Horizonte, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é parceiro da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Além da capital, segundo o tribunal 30 comarcas no interior de Minas possuem convênios e/ou contratos de coleta para reciclagem de resíduos. Em 2024, o TJMG enviou 23,68 toneladas de papel e 591 kg de plástico para reciclagem. Cabe ressaltar que resíduos plásticos são volumosos e de lenta decomposição, podendo levar até 400 anos para se decomporem na natureza. Cada tonelada de plástico reciclado evita a emissão de cerca de duas toneladas de CO², o equivalente a deixar de consumir cerca de 379 litros de gasolina.

A superintendente de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargadora Mônica Libânio Rocha Bretas, afirma que a reciclagem, além de preservar recursos naturais e minimizar a poluição, gera emprego e renda, especialmente por meio das associações de catadores. “O Tribunal tem adotado ações que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e reconhece a reciclagem como estratégia eficaz para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos”, afirma.

BOA PRÁTICA INCENTIVADA André Guerra, gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, ressalta que o reaproveitamento dos materiais contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades vizinhas e com o futuro do planeta. “Essa é uma boa prática que alia cuidado ambiental à geração de renda para muita gente e, por isso, procuramos trabalhar continuamente com a conscientização dos nossos colaboradores e colaboradoras, reforçando cada vez mais a importância da adesão de todos para termos cada vez resultados cada vez melhores com a coleta seletiva”, diz.

Foto: Renata Caldeira Divulgacao/Divulgação TJMG

E MAIS…

Dia Mundial da Reciclagem

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há 20 anos, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte correto dos resíduos. O Dia Mundial da Reciclagem é uma oportunidade para refletir sobre os hábitos de consumo e a maneira de lidar com o lixo, incentivando para que as pessoas e as instituições adotem práticas mais sustentáveis especialmente no descarte correto dos resíduos sólidos e no cuidado com o meio ambiente.

Emprego e renda para os catadores

Com a reciclagem de resíduos e o reaproveitamento de materiais é possível reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários, preservar os recursos naturais e consequentemente melhorar a qualidade de vida. Na perspectiva econômica, há economia de energia para a produção de novos materiais, além de gerar emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Marcha para Jesus 2025 reúne fiéis neste sábado (17) na Jove Soares
Next post Fiat Strada furtada em Itaúna é recuperada em Teófilo Otoni